Blog

Sesame Place: primeiro parque do mundo preparado para receber crianças autistas

Sesame Place: na foto boneco vermelho abraça criança
Equipe está preparada para receber crianças autistas (foto: divulgação/ Sesame Place).

O Sesame Place FOI inaugurado na cidade de Langhorne, Pensilvânia. O local é o primeiro parque temático do mundo com certificação do Centro de Autismo Certificado (CAC).

Tendo como tema principal o programa infantil Vila Sésamo, a equipe é totalmente treinada para lidar com crianças no espectro. Além de buscar um espaço que seja divertido e emocionante, tanto para autistas quanto para as famílias que o visitarem, o Sesame Workshop fez uma parceria  com o Conselho Internacional de Credenciamento e Educação Continuada (IBCCES).

Passeios e atividades

Em meio a uma série de passeios, desfiles e shows com temas da Vila Sésamo, os hóspedes terão acesso a uma variedade de atrações e comodidades inclusivas do autismo, como salas silenciosas, fones com cancelamento de ruído, áreas sensoriais baixas para relaxar e visualização de desfile sensorial. Em todas essas atividades, membros da equipe estão disponíveis para fazer com que os participantes se sintam confortáveis.

Sesame Place: boneco desfila em carrinho azul
Passeios e desfiles fazem parte da experiência (foto: divulgação/ Sesame Place)

O Sesame Place também disponibiliza uma infinidade de recursos para planejamento online, como informações sobre viagens, um Programa de Acessibilidade, um guia sensorial e muito mais. A ideia é que as famílias aproveitem ao máximo o tempo no parque, determinando quais atividades funcionam melhor de acordo com as necessidades individuais da criança.

Equipe treinada

Sesame Place: Boneco amarelo abraça pai e filho.
Personagens do programa de TV Vila Sésamo recebem convidados (foto: divulgação/ Sesame Place).

Toda equipe contratada para trabalhar no parque passou por um treinamento que envolveu melhor compreensão de áreas como consciência sensorial e habilidades de comunicação, motoras e sociais. Eles também fizeram uma prova que abrangia diversos temas ligados ao autismo, para atestar suas competências.

Tudo isso é necessário para que o Sesame Place mantenha sua certificação CAC. Um novo treinamento com os funcionários deve ser feito a cada dois anos. A administração também é responsável em garantir que todos os seus membros têm habilidades e conhecimentos necessários para interagir com as famílias e crianças autistas e com outras deficiências intelectuais.

Vila Sésamo

Em 2017, a Vila Sésamo apresentou sua primeira personagem autista, Julia. A muppet tornou-se membro regular no programa e tem papel fundamental na inclusão. Atualmente, a direção do Sesame Place trabalha para desenvolver programas que dão às pessoas a oportunidade de conhecer e se conectar com Julia.

Sesame Place: personagem autista abraça ursinho.
Julia é a primeira personagem autista do programa Vila Sésamo (foto: divulgação/ Sesame Place).

“Desde sua estréia, a Julia tocou a vida de milhões de crianças e famílias em todo o mundo. Estamos orgulhosos que parceiros como Sesame Place estejam comprometidos em fornecer experiências amigáveis para o autismo”, disse Scott Chambers, vice-presidente sênior da North America Media.