É muito bom viajar, mas quando se tem algum tipo de dificuldade de locomoção, escolher uma cidade ou destino que não esteja preparado para te acolher pode ser muito estressante e acabar com todo o clima da viagem. Pensando nisso, separamos sete destinos no mundo que oferecem acessibilidade para deficientes físicos:
Montreal, Canadá
A cidade é cheia de parques abertos com fácil acesso. Além disso, conta com uma malha ferroviária completamente adaptada e tem ainda sete estações especialmente desenvolvidas pensando nas pessoas portadoras de necessidades especiais.
Dublin, Irlanda
Dublin tem uma estrutura plana, por isso é conhecida como a cidade mais acessível do mundo. Suas calçadas e avenidas são largas, a maior parte dos pontos turísticos possui entradas acessíveis e até os semáforos têm um tempo diferenciado para que cadeirantes possam atravessar tranquilamente.
Stratford, Inglaterra
A cidade de Shakespeare se modificou muito desde o século XV e, hoje, conta com calçadas rebaixadas e amplas, além de uma centena de estabelecimentos acessíveis para pessoas com alguma dificuldade motora.
Barcelona, Espanha
Depois de receber os Jogos Paraolímpicos de 1992, Barcelona se tornou uma cidade acessível. Bares, restaurantes, praças e diversos pontos turísticos têm acesso facilitado. Os aeroportos contam com um serviço especial, chamado ¿Sin barreiras? (Sem Barreiras?) para atender a pessoas com mobilidade reduzida. É possível também fazer um passeio pela cidade num ônibus de dois andares com rampa automática.
Berlim, Alemanha
Em 2013, a cidade recebeu da Comissão Europeia e do Fórum Europeu de Deficiência o prêmio Cidade Acessível. Maior parte de suas estações de metrô está adaptada. Além disso, há museus com obras táteis, onde quem não enxerga pode sentir a peça.
Bonito, Mato Grosso
Cidade famosa pelo ecoturismo e turismo de aventura, por lá tem rapel, rafting, flutuação pelo rio e muito mais. Na cidade, é possível observar a preocupação com o piso tátil, calçadas largas de piso antiderrapante e regular, rampas e faixas sinalizadas.
Nova York, EUA
Um cadeirante aqui não tem muitas dificuldades de conhecer a cidade. O transporte público é adaptado, as calçadas são planas e largas e nos museus e em outros locais é possível encontrar muletas, cadeiras de rodas, audiodescrição, piso e sinalização tátil.